25 DE ABRIL DE 1974_Mala Voadora

25 DE ABRIL DE 1974_Mala Voadora


No seu filme “The Girl Chewing Gum”, John Smith sobrepõe, a imagens captadas numa rua de Londres, uma voz que parece dar instruções para o que acontece. A movimentação da rua parece ser pré-determinada pelo artista. Ele manda as pessoas atravessarem a rua, os carros passarem ou os pássaros voarem. Este filme é o contrário das falsas Histórias e das “fake news”: se estas tentam que uma ficção passe por realidade, o filme tenta que a realidade passe por ficção.

Este espetáculo recria a experiência de Smith a partir de imagens do 25 de Abril de 1974, como se a revolução fosse a encenação de um artista. Para além de dar a conhecer os factos que garantiram a instauração de um regime democrático em Portugal, evidencia os mecanismos de construção ficcional e, designadamente, de construção de realidades manipuladas. A sobreposição da voz de comando a uma realidade que já aconteceu cria uma situação que é também propícia à "des-banalização” das próprias imagens. Uma forma de manter intensas as imagens do 25 de Abril de 1974.

O projeto tem consultoria de Joaquim Furtado, diretorcoordenador de informação e programação da RTP durante vários anos, autor de séries documentais e o locutor que, na madrugada do dia 25 de abril de 1974, leu o primeiro comunicado do Movimento das Forças Armadas, no Rádio Clube Português.


direção e texto: Jorge Andrade / mala voadora interpretação José Neves cenografia e figurino José Capela luz e direção técnica João Fonte edição vídeo João Gambino consultoria Joaquim Furtado produção executiva Inês Soares Lopes, Joana Mesquita Alves, Sofia Freitas coprodução Teatro Nacional D. Maria II, MAAT, Escher Theatre (Luxemburgo) parceria Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril, Câmara Municipal de Lisboa, EGEAC, MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia