Convocatória artística com 544 propostas

Convocatória artística com 544 propostas


O periodo de apresentação de propostas artísticas para a VI Feira Ibérica de Teatro terminou a 5 de Fevereiro, com a submissão de 544 propostas oriundas de 15 paises (Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Malta, Chéquia, EUA, Brasil, Argentina, Chile, Colombia, Uruguai, Peru e Equador).

Para VI Feira Ibérica está prevista a programação de 17 espectáculos a apresentar entre 25 e 28 de Junho no Fundão, cuja selecção final será anunciada em Abril.

A Feira Ibérica de Teatro do Fundão procura promover intercâmbios comerciais entre Companhias e gestores culturais, como oportunidade de dinamização da actividade do teatro no mercado cultural ibérico. Numa perspectiva estratégica comum, procura-se fomentar um verdadeiro (e mais que necessário) “mercado ibérico”, através de uma programação de espectáculos e a criação de espaços para entrevistas, conversas e debates, aproximando tanto quanto possível os profissionais do sector (distribuidores, produtores e criativos).

Por motivos evidentes que façam desenvolver um mercado ibérico na área do teatro, as propostas a programar precisam igualmente de se situar numa vertente cuja encenação seja, de facto, o centro, sem barreiras da linguagem, assim como, também, a perspectiva das obras terem que caber no âmbito de um interesse artístico, social e cultural comum aos dois países.


A todas as companhias que apresentaram as suas propostas, deixamos o nosso agradecimento pela confiança e aposta na Feira Ibérica como palco privilegiado de exibição e de desenvolvimento de contactos no mercado ibérico das artes performativas.